A roteirização é um termo referente ao processo dos processos logísticos que tem como objetivo estabelecer rotas inteligentes e eficientes, levando em consideração diversos aspectos como distância, trânsito, horário de entrega, entre outros. Dessa forma, é possível garantir que os produtos sejam entregues de modo eficiente, dentro do prazo estabelecido e com menor custo. Em razão disso, a roteirização refere-se a uma importante solução que visa otimizar as operações do transporte de cargas, especialmente para torná-la mais ágil.
Posto isso, para compreender melhor este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o roteamento nas operações do transporte de cargas. Confere:
O que é e como funciona um roteamento de carga?
De modo geral, o roteamento é um processo que estabelece o melhor percurso que o transporte pode percorrer. Dessa forma, geralmente isso é feito por meio de um planejamento tanto de forma manual, quanto automatizado, isto é, a partir do uso de ferramenta tecnológica, o qual calcula e planeja as rotas.
Neste sentido, essa é uma estratégia fundamental para empresas que realizam operações com mais de uma parada, pois permite a definição adequada de destinos para agilizar entregas. Assim sendo, são levados em consideração os seguintes aspectos
- Distância;
- Tempo de viagem;
- Capacidade dos veículos;
- Volume de carga;
- Restrições de entrega nos pontos de destino;
- Restrições de tráfego;
- Condições das vias.
Vale ressaltar que, em alguns casos, outros pontos são pertinentes para estabelecer rotas eficazes, tais como:
- Necessidades individuais de cada cliente, como os horários para carga e descarga;
- Tipo de veículo ideal para cada tipo de entrega;
- Natureza da carga transportada;
- Zona onde os veículos irão se deslocar;
- Preço dos pedágios;
- Volume de tráfego nas estradas (congestionamentos);
- Jornada de trabalho de cada motorista.
Com todas essas informações, propicia a distribuição inteligente das mercadorias, ao mesmo tempo que reduz custos e aperfeiçoa a eficiência operacional. No entanto, no caso de rotas elaboradas manualmente, além de demorar algumas horas, aumenta a possibilidade de erros humanos e desatualização.
Enquanto de forma automatizada oferece dados atualizados e definição de rotas inteligentes em poucos minutos, tornando este processo um importante diferencial competitivo para as empresas.
Qual a importância do roteamento para as operações logísticas?
Estratégias como a roteirização tem se tornado cada vez mais essencial nas operações logísticas, visto que agiliza o transporte de mercadorias e garante entregas no prazo estipulado.
Neste contexto, a principal finalidade desse processo é planejar e organizar os pedidos de entregas, assegurando maior agilidade e eficácia, a fim de que os clientes tenham maior confiança nos serviços prestados pela transportadora. Além disso, com o sistema automatizado há possibilidade de elaborar módulos que organizem as necessidades de cada operação, reduzindo custos, principalmente com combustíveis.
Por essa razão, com uma roteirização eficiente propicia às empresas:
- Diminui horas perdidas no trânsito;
- Garante o melhor aproveitamento da frota;
- Monitoramento das operações em tempo real.
Por fim, esse sistema proporciona também uma gestão mais eficiente da frota de veículos, visto que, maximiza a capacidade de carga e evita ociosidade. Por consequência, gera uma melhor aplicação dos recursos e diminui a necessidade de aumentar a frota, resultando em economia a longo prazo.
Portanto, o roteamento eficaz nas operações de transporte de cargas é um processo complexo que envolve planejamento cuidadoso, tecnologia avançada e uma execução bem monitorada para maximizar a eficiência e a rentabilidade das operações logísticas.