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 Saiba mais: veja como funciona a logística para o setor de e-commerce

As operações logísticas são cruciais para o bom desempenho das empresas que atuam no setor de e-commerce. Assim sendo, o controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até mesmo o empacotamento dos produtos são importantes para garantir uma boa experiência de compra e a fidelização dos clientes.

Neste sentido, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) sobre logística, revela que 61% das lojas virtuais têm como principal gargalo o atraso das entregas. Além disso, extravios, furtos e roubos são considerados problemas para 39% dos entrevistados.

Dessa maneira, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a logística para o setor de e-commerce. Confira:

Entenda a importância da logística

A logística refere-se ao processo de planejamento, execução e controle eficiente do transporte, movimentação e armazenamento dos produtos, assegurando a integridade e bem como os prazos de entrega no menor tempo possível e custos acessíveis.

Em razão disso, o fluxo logístico, funciona a partir de um processo com diversas etapas fundamentais, que auxiliam desde a aquisição dos itens com os fornecedores até o envio para o consumidor final. 

Qual é o papel da logística no e-commerce?

No e-commerce, a maior parte das transações ocorre de forma online, por isso, após aprovação de todas as etapas, os produtos físicos são enviados aos clientes por meio do transporte de cargas.

Sendo assim, a logística para e-commerce carece de estrutura conforme o modelo de negócio, a fim alcançar os três principais objetivos:

  • redução de custos;
  • economia de gastos;
  • satisfação dos clientes.

Logo, para um bom planejamento da logística para o setor de e-commerce é fundamental compreender profundamente o processo, além de compreender quais são as etapas, como monitorá-las e assim garantir o melhor desempenho nas operações.

Neste contexto, algumas das etapas que compõem a logística para o e-commerce são:

Recebimento da mercadoria: O processo começa quando um cliente faz um pedido online. Assim, o sistema de e-commerce recebe e confirma o pedido, gerando informações necessárias para a logística.

Armazenamento: Os produtos são retirados do estoque e preparados para envio. Geralmente, eles são armazenados em centros de distribuição (CDs) estrategicamente localizados visando otimizar a entrega.

Separação dos pedidos: Os produtos são retirados do estoque (picking) e embalados (packing). Dessa forma, o processo é realizado manualmente ou com automação, dependendo do tamanho e escala do negócio.

Preparação do produto: Após o processo de picking e packing, o pedido é processado e as informações pertinentes (como número de rastreamento) são atualizadas no sistema, possibilitando que os clientes acompanhem o status de suas compras.

Envio para a transportadora: A escolha de transportadoras e métodos de envio é essencial. Isso porque, empresas de e-commerce podem utilizar diferentes modalidades, até mesmo serviços de entrega de última milha. 

Rastreamento de pedidos enviados: Sistemas de rastreamento propiciam aos clientes que monitorem a localização de seus pedidos em tempo real. Além do mais, os clientes recebem notificações sobre o status da entrega, até que a mesma seja realizada. 

Logística Reversa: Trata-se do gerenciamento eficiente de devoluções, os quais são parte integrante da logística de e-commerce. Esse processo serve para aceitar, inspecionar e reintegrar produtos ao estoque.

Pontos importantes na logística para e-commerce

Além das etapas mencionadas anteriormente, a logística no setor de e-commerce, considerada também outros fatores pertinentes nas atividades deste segmentos, a fim de garantir maior eficiência e redução de custos.

Gestão de Estoque: É de fundamental importância manter um controle preciso do estoque em tempo real para evitar falta de produtos ou excesso de inventário. Assim sendo, utilize sistemas de gestão de estoque eficientes que integrem dados de vendas, compras e movimentação de estoque.

Localização Estratégica de Centros de Distribuição (CDs): Escolha localizações estratégicas para os CDs visando garantir uma cobertura eficiente da área de atendimento. Além do que, considere a proximidade de fornecedores, principais mercados com intuito de facilitar o transporte.

Tecnologia e Automação: A implementação de tecnologias como sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e automação para aumentar a eficiência operacional são primordiais nesse tipo de operação. Além do mais, recomenda-se o uso de algoritmos de roteirização inteligente para otimizar as rotas de entrega.

Embalagem Sustentável: Adote práticas de embalagem sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. Por isso, considere embalagens que protejam os produtos de forma eficaz, mas que ao mesmo tempo sejam ecológicas.

Análise de Desempenho: A análise de dados é essencial para otimizar os processos logísticos. Em virtude que, ao monitorar métricas como tempo de entrega, taxas de erro, custos de envio e satisfação do cliente ajuda a identificar áreas de melhoria.

Vale ressaltar que a eficiência na logística é fundamental para a satisfação do cliente e para o sucesso geral do negócio de e-commerce. Por essa razão, a integração de tecnologia e a busca contínua por otimização são práticas comuns nesse setor.

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