Soluções Logísticas com excelência
Transporte Fracionado

Saiba mais: Entenda como funciona o locker nas operações logísticas

Quando falamos em locker, refere-se basicamente a um armário inteligente e tem sido uma aposta interessante no que diz respeito ao armazenamento e entrega de mercadorias aos consumidores nas operações logísticas. Dessa forma, ao fazer uso do locker, garante um armazenamento seguro e controlado eletronicamente, o qual geralmente é utilizado para entrega e retirada de itens. Além disso, ele é bastante utilizado também em ambientes como comércio eletrônico, serviços de entrega de pacotes e logística urbana. Logo, esse tipo de armário inteligente é projetado a fim de melhorar a eficiência para todos os envolvidos nos processos logísticos.

Diante disso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o locker nas operações logísticas. Confira:

Afinal, o que é locker?

Locker é uma espécie de armário inteligente, onde as empresas estabelecem um espaço para que as mercadorias sejam depositadas e seus clientes possam retirá-las. Assim, eles não precisam esperar que sua encomenda chegue ao destino final.

Neste sentido, o cliente terá maior comodidade, uma vez que o locker fica disponível 24 horas por dia e a retirada do produto depende apenas do código de barra gerado no momento da compra. Além do que, também é no momento da compra que o cliente define o local de retirada.

E como o locker funciona?

É importante ressaltar que o locker inteligente funciona como micro centros de distribuição, os quais são localizados em regiões estratégicas. A partir disso, os processos do locker nas atividades logísticas são realizados por meio das seguintes etapas:

Pedido e Preparação: Quando um cliente faz um pedido online, ele tem a opção de escolher a entrega para um armário em vez de um endereço tradicional. Em seguida, o vendedor ou a empresa de logística prepara o pedido para envio.

Designação do Locker: O sistema de logística atribui um locker específico ao pedido, levando em consideração alguns aspectos como a localização do cliente, a disponibilidade de lockers e a rota de entrega.

Empacotamento e Colocação: O pedido é empacotado e colocado no locker correspondente. De maneira geral, os armários possuem diferentes compartimentos de tamanhos variados para acomodar diferentes tamanhos de pacotes.

Notificação ao Cliente: Na próxima etapa, o cliente recebe uma notificação por meio de SMS, e-mail ou um aplicativo específico, informando que seu pedido está pronto para retirada e que será necessário apenas fornecer um código ou código QR único para desbloquear o armário.

Retirada pelo Cliente: O cliente se dirige ao local do locker, e insere o código ou escaneia o QR code no terminal de controle do locker. Dessa forma, desbloqueia o compartimento onde seu pedido está armazenado.

Retorno de Pacotes: Além de entregas, os lockers também podem ser usados ​​para devoluções de itens. O cliente coloca o item a ser devolvido no locker apropriado, seguindo o processo de notificação e desbloqueio semelhante.

Monitoramento e Segurança: Os armários inteligentes são normalmente internos com sistemas de segurança, como câmeras de vigilância e controle de acesso eletrônico, para garantir a integridade dos pacotes e evitar atividades fraudulentas.

Benefícios do uso de armários nas operações logísticas:

Conveniência: É oferecido aos clientes uma opção de retirada flexível, possibilitando que recebam os seus pedidos quando for mais conveniente para eles.

Facilidade nas entregas: Com os lockers evitam a necessidade de múltiplas tentativas de entrega em endereços residenciais, economizam tempo e recursos.

Eficiência Logística: Os armários inteligentes podem ser estrategicamente localizados em áreas de tráfego intenso, otimizando assim a rota de entrega e facilitando os tempos de trânsito.

Redução de custos: Por não ter a necessidade de entregas residenciais, certamente isso ocasiona uma redução de custos significativa nas operações logísticas.

Disponibilidade de 24 horas: Os armários podem ser acessados a qualquer hora do dia, possibilitando que os clientes retirem ou devolvam itens fora do horário comercial.

Menos Riscos de Danos e Roubos: Lockers são seguros e protegem os itens contra danos climáticos ou roubos.

Portanto, nota-se que os lockers desempenham um papel relevante nas operações logísticas, oferecendo maior flexibilidade e eficiência tanto para as empresas quanto para os clientes.

A MDLOGG disponibiliza malha de Lockers distribuída em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte para garantir maior comodidade ao seu cliente.