Uma solução adequada para garantir maior segurança durante as operações logísticas é a ferramenta de rastreamento de cargas, o qual além da segurança também proporciona transparência considerável. Dado isso, com o avanço da tecnologia nos processos como o uso de sistemas como GPS, RFID, IoT, além de outros softwares de gestão, permitem o monitoramento em tempo real das mercadorias durante todo o trajeto.
Assim sendo, garante-se maior controle sobre as rotas percorridas, especialmente em eventuais situações de imprevistos que prejudicam o prazo de entrega e podem até mesmo gerar danos às mercadorias transportadas.
Neste contexto, a MDLogg explica como o rastreamento de cargas proporciona maior segurança e transparência nas operações logísticas.
O que é o rastreamento de cargas?
O rastreamento de cargas nada mais é do que um processo que viabiliza o monitoramento e, em tempo real, da localização e status das mercadorias durante o transporte.
Dessa forma, normalmente esse é um processo que utiliza tecnologias como GPS, RFID, IoT, códigos de barras e softwares de gestão logística, a fim de assegurar o acompanhamento de todo trajeto das cargas desde a origem até o destino final.
E como isso funciona?
Em geral, a mercadoria transportada recebe um código de rastreamento, etiqueta RFID ou outro identificador. Logo, com os sensores instalados como o GPS e sistemas de comunicação, é possível transmitir dados referentes a localização, temperatura, umidade e outras informações consideradas relevantes.
Neste sentido, as empresas e clientes podem acessar um sistema para verificar a posição e status do transporte.
Além disso, o sistema pode enviar avisos sobre possíveis atrasos, desvios de rotas e/ou tentativas de roubos.
Segurança no transporte
Um dos pontos primordiais do rastreamento de cargas é a sensação de maior segurança no transporte de cargas. Isso porque, essa ferramenta propicia a identificação de qualquer desvio de rota ou parada não programada durante o trajeto, assim, são acionados alertas automáticos para intervenções rápidas.
Assim sendo, com o monitoramento em tempo real, empresa e clientes podem acompanhar o percurso da carga, minimizando os riscos de perdas.
Assim também, é feito o controle das condições de carga por meio de sensores que medem a temperatura, umidade e outras variáveis, com intuito de garantir a integridade de mercadorias sensíveis.
Lembrando que, com os sistemas de monitoramento da carga controla-se o acesso sobre as mesmas, diminuindo significativamente os riscos de violações.
Transparência nas operações logísticas
De maneira geral, ao fornecer informações precisas aos clientes aumenta a transparência das operações.
Pois, devido a possibilidade de acompanhamento em tempo real, garante-se melhorias na comunicação com os clientes, principalmente porque possibilita atualizações efetivas sobre os prazos de entregas.
Além do que, permite que clientes tenham acesso às informações do status de entrega, aumentando a confiança no serviço prestado.
Assim como, os dados coletados pelo rastreamento auxiliam na otimização de rotas e bem como na redução de custos, promovendo um planejamento de rotas mais eficientes.
Ademais, é possível obter registros de cada etapa da entrega, facilitando processos de auditorias, reduzindo disputas de prazo e comprovação de entregas.
Afinal, como implementar um sistema de rastreamento de cargas?
Primeiramente, escolha uma tecnologia adequada ao seu tipo de transporte e carga.
Utilize plataformas integradas para monitoramento e análise de dados.
Capacite os motoristas e equipes para o uso adequado das ferramentas de rastreamento.
Crie protocolos de segurança para responder rapidamente a alertas e incidentes.
Portanto, o rastreamento de cargas se tornou fundamental para empresas que buscam operações mais seguras e eficientes. Ao investir em tecnologias de monitoramento, as empresas garantem maior controle sobre suas mercadorias, minimizam riscos e oferecem um serviço mais confiável e transparente.