A logística atua em diversos segmentos, sendo considerada uma das principais operações para garantir a eficiência e o sucesso dos negócios. Neste sentido, a logística direcionada para o e-commerce é um dos pilares das lojas virtuais, pois abrange todas as etapas necessárias para que os produtos sejam entregues aos consumidores de forma eficiente, rápida e segura.
Dessa forma, isso vai muito além do que simplesmente transportar pedidos entre os lojistas e consumidores, envolve o planejamento, armazenagem, gestão de estoques, embalagens, expedição e, em alguns casos, o retorno dos produtos (logística reversa).
Diante do exposto, a MDLogg explica a importância da logística para o e-commerce e quais são as suas principais particularidades.
O que é a logística para o segmento de e-commerce?
A logística para e-commerce é uma operação crucial, pois abrange todos os processos relacionados ao planejamento, gerenciamento e execução de atividades que asseguram que os produtos cheguem até o consumidor final de maneira eficiente e dentro do prazo estabelecido.
Sendo assim, a logística desempenha um papel fundamental para o sucesso de qualquer negócio digital, especialmente porque envolve etapas como recebimento e organização dos produtos até a entrega, além de lidar com a gestão de devolução.
Por essa razão, a partir das operações logísticas é possível definir como será a experiência do cliente em relação a todo processo, até que receba seu pedido.
Afinal, porque a logística é importante no e-commerce?
No e-commerce, o cliente não tem a experiência de ver ou tocar o produto antes da compra, como ocorre no comércio físico. Assim, a qualidade da logística, sobretudo em termos de entrega rápida e embalagem adequada, é um dos principais fatores que moldam a satisfação do cliente.
Desse modo, quando um cliente recebe o produto no prazo, com boa comunicação e facilidade para trocas ou devoluções, é mais propenso a comprar novamente, se tornando um comprador fiel daquela empresa.
Assim também, com o crescimento exponencial do comércio eletrônico, oferecer frete rápido, com baixo custo e rastreamento é um diferencial competitivo. Pois, as operações logísticas quando bem estruturadas podem diminuir os custos, melhorar a eficiência proporcionando preços mais atraentes, além de permitir que o e-commerce alcance regiões mais distantes e até mesmo mercados internacionais.
Lembrando que a logística eficiente evita desperdícios, reduz a possibilidade de erros e otimiza os processos, gerando economias significativas para as operações.
Particularidades da logística no e-commerce
Em geral, a logística no comércio eletrônico tem características específicas que a diferenciam da logística tradicional, dentre as principais destacamos:
Gestão de estoques
É importante que o estoque esteja devidamente alinhado à demanda, uma vez que falhas podem resultar em atrasos ou na falta de produtos. Enquanto, modelos como estoque descentralizado (em diferentes armazéns regionais) auxiliam a reduzir o tempo de entrega.
Processamento de pedidos
Com maior agilidade na etapa picking (separação dos produtos) e packing (embalagem), é possível garantir uma entrega mais rápida, atendendo as expectativas do cliente, o qual geralmente deseja receber no menor prazo.
Soluções de frete
Diferentemente do varejo tradicional, no e-commerce é necessário lidar com transportadoras terceirizadas ou criar soluções próprias para entregas, como:
- Entregas rápidas (mesmo dia ou dia seguinte).
- Frete econômico para prazos maiores.
- Opção de retirada em lojas físicas ou parceiros.
Entrega última milha (last mile)
Essa é uma etapa ligeiramente complexa e de alto custo da logística, pois contempla a entrega diretamente ao cliente final. Por isso, algumas empresas investem em soluções como pontos de retirada, lockers e até entregas com drones, a fim de otimizar o processo.
Logística reversa
A troca ou devolução de produtos é uma exigência do consumidor. Devido a isso, torna-se uma parte sensível da logística, a qual carece de processos claros e eficientes para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Tecnologia e rastreamento
Ferramentas de rastreamento e automação de processos, como sistemas WMS (Warehouse Management System), são primordiais para aumentar a eficiência logística e promover maior transparência ao cliente.
Desafios da logística no e-commerce
Devido a popularização do comércio eletrônico, os consumidores esperam entregas rápidas, o que gera altas expectativas, as quais quando frustradas, podem impactar negativamente nos negócios.
O custo do frete pode ser um empecilho em alguns casos, isso porque, o frete gratuito é um atrativo, mas aumenta os custos para o vendedor. Posto isso, o ideal é encontrar o equilíbrio entre custo e benefício.
Vale ressaltar que datas de sazonalidade, como Black Friday e Natal, trazem um aumento na demanda, exigindo planejamento para evitar atrasos e falta de produtos.
Tendências para melhorar a logística no e-commerce
Automação: O uso de robôs em centros de distribuição e softwares inteligentes são importantes estratégias tecnológicas e inovadoras para ajudar na gestão de estoques.
Inteligência artificial: A partir da implementação de inteligência artificial, facilita a previsão de demanda, além de otimizar as rotas de transportes.
Parcerias com startups: Construir parcerias com empresas de entregas rápidas e plataformas inovadoras podem melhorar o last mile.
Omnicanalidade: Com a integração entre o online e o offline, permitindo retirada em lojas ou centros de distribuição, torna as entregas mais convenientes.
Portanto, a logística no e-commerce é um elemento estratégico que pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio digital. Assim sendo, investir em tecnologia, processos eficientes e foco na experiência do cliente são questões cruciais para uma operação logística de sucesso.
A MDLogg possui soluções completas para logística direcionada ao e-commerce, com modalidade de entrega rápida (MD Expresso); entrega com menor custo (MD econômica); além da malha de Lockers distribuída em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (MD Lockers).