De modo geral, o processo de retorno dos produtos pós-venda, isto é, da logística reversa, é um dos maiores desafios das operações logística moderna, sobretudo com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. Dado que, este processo abrange a movimentação de mercadorias do consumidor para o vendedor ou fabricante. Em razão disso, existem diversos motivos que resultam nessas devoluções como defeitos dos produtos, insatisfação, arrependimento de compra, trocas ou recalls.
Posto isso, a MDLogg aborda os principais desafios logísticos no retorno de produtos pós-venda e quais são as estratégias cruciais para otimizá-los.
Desafios logísticos no retorno de produtos pós-venda
Identificação e classificação dos retornos
O retorno dos produtos às lojas ou fabricantes, podem ter diversas razões, desde defeitos de fabricação, danos durante o transporte ou simplesmente por arrependimento de compra. Com isso, é de suma importância uma padronização no processo da logística reversa, onde seja possível identificar e classificar corretamente os produtos retornados seja para reparo, revenda ou descarte.
Alto custo operacional
Geralmente, transportar produto em retorno ao centro de distribuição ou fabricante, na maioria das vezes possui custos mais elevados do que em operações de envio do transporte convencional, principalmente quando não há escala de outros produtos, o que pode exigir práticas que reduzam os custos.
Falta de previsibilidade na demanda reversa
Um dos pontos de atenção da logística de retorno dos produtos é a falta de previsibilidade desse tipo de operação como, por exemplo, quando e quantos produtos serão devolvidos. Desse modo, implica certa complicação no planejamento logístico e bem como no dimensionamento de recursos.
Gestão de múltiplos canais e destinos
Existem vários pontos onde os produtos podem ser devolvidos por lojas físicas, correios, transportadoras ou pontos de coleta. Logo, o processo da logística reversa requer uma gestão eficiente e centralizada.
Satisfação do cliente
É válido ressaltar que o retorno dos produtos quando complicados e demorados, pode impactar negativamente no consumidor final, especialmente em relação a troca de mercadorias. Neste sentido, isso prejudica diretamente a reputação da marca e minimiza as chances de fidelização.
Estratégias para otimizar a logística reversa pós-venda
Política de devolução clara e acessível
Para que a logística de retorno dos produtos seja devidamente compreendida pelo consumidor, é preciso primeiramente definir regras objetivas, claras e transparentes sobre o processo de devoluções, além de comunicá-las adequadamente. Assim, evitam-se possíveis abusos e ainda melhora a experiência do cliente.
Parcerias com operadores logísticos especializados
Terceirizar a logística reversa é uma opção relevante para muitas empresas, principalmente devido a possibilidade de contratar empresas especializadas na área. Dessa forma, ao realizar essas parcerias garante benefícios com relação a redução de custos operacionais e maior eficiência.
Automatização do processo
O uso de sistemas permite a integração de todas as etapas da logística reversa desde a solicitação, autorização, rastreamento até a triagem das devoluções. Por consequência, isso reduz erros manuais, agiliza o atendimento ao consumidor e gera dados para tomada de decisão.
Centralização e regionalização de centros de retorno
A criação de hubs logísticos regionais é uma maneira de centralizar este processo, tanto para receber quanto para processar as devoluções. Logo, essa estratégia propicia a redução no tempo de trânsito, otimização de estoques e resposta mais rápida às devoluções.
Classificação eficiente dos produtos devolvidos
Em geral, os produtos devolvidos serão avaliados e quando verificado em boas condições, seguirão alguns critérios para que possam ser reembalados, revendidos ou recondicionados. A partir disso, maximiza o aproveitamento dos produtos e diminui desperdício.
Análise de dados para redução de devoluções
É importante que sejam analisadas as causas mais comuns de retorno das mercadorias. Isso porque, propicia ajustes necessários em produtos, embalagens, processos de venda e atendimento ao cliente. Logo, corrige-se problemas de qualidade, minimizando as ocorrências de devoluções.
Portanto, a logística de retorno dos produtos quando bem gerenciada melhora a experiência do cliente, reduz perdas financeiras e fortalece a reputação da marca.
A MDLogg realiza o processo da logística reversa com a mesma eficiência, qualidade e segurança do transporte convencional. Garantimos o retorno adequado das mercadorias!


